Publicado em Deixe um comentário

Leituras das férias

Há tempos prometi contar para vocês qual foi o presente que as crianças ganharam de Natal de uma de nossas leitoras. Cumprindo a promessa, vejam só que maravilha: o box “Conta outra vez”, composto de oito livros do Monteiro Lobato. 

Cada livrinho é uma história independente, mas a maioria são releituras que Monteiro fez de vários clássicos. Há um volume sobre as fábulas de Esopo, outro sobre Dom Quixote, outro sobre Peter Pan, o Minotauro, o Hans Staden, histórias de tia Nastácia, histórias diversas e o que temos lido todas as tardes: Os doze trabalhos de Hércules. Cada história possui ilustrações feitas por artistas diferentes, nem todas boas, infelizmente.

As crianças têm amado esse primeiro contato com o mundo antigo, apesar de todas as diferenças existentes entre nós e eles. E dentre todas as diferenças, a mais gritante certamente é a teológica, entre os muitos deuses antropomórficos gregos e o Deus cristão. Mas, apesar do que inicialmente esperávamos (alguma espécie de confusão, em alguma medida), Chloe facilmente separou as coisas ao lembrar-se da passagem do Livro de Atos, capítulo 17, na qual o apóstolo Paulo fala aos atenienses a respeito do Deus desconhecido.

Mas é claro que dona Chloe não conteve a curiosidade e já começou a ler por conta própria pelo menos uns outros dois ou três volumes da série.

Em breve conto mais sobre os outros livrinhos que temos lido.

Um comentário sobre “Leituras das férias

  1. A literatura infantil de Lobato é excelente. Creio que li quase todos os que foram publicados antigamente do Sítio do Pica-Pau Amarelo, aquela série que tinha aqueles livrões enormes e grossos (Até hoje lembro da história do minotauro, que sequestrou a Anastácia, e acabou gostando dos bolinhos dela. kkkkkkkk muito massa). Nada comparados aos resuminhos sofríveis que publicam hoje em dia. Melhoraram as gravuras, pioraram o mais importante do livro – o texto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *